quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Meu Casamento Budista

Ultimamente eu tenho andado numa clima de casamento muito grande, acho que é a minha vontade de me apaixonar e ter um companheiro ao meu lado. 

Mas ai então parei para pensar, quem casar comigo provavelmente vai ter duas cerimonias, a não ser que eu case com alguém da minha religião. Para quem não sabe, eu sou budista de Nitiren Daishonin, resumindo um pouco sobre ela, na nossa filosofia não há culpa nem pecado, somente a responsabilidade pelos nossos atos e com a nossa felicidade, que depende somente de nós mesmos.

Vou tentar explicar como funciona um casamento budista, vai que meu futuro marido ta lendo isso? rs

A cerimônia de casamento no Budismo de Nitiren Daishonin é composta da realização do Gongyo – que literalmente significa “prática assídua”– e consiste na recitação dos 2º e 16º capítulos do Sutra de Lótus, seguidos da recitação do Nam-myoho-rengue-kyo – mantra que tem o significado de “Sintonizar a minha vida (Nam) com a energia cósmica universal (Myo-Ho), gerando causas e efeitos positivos (Ren-Gue) para transformar minha própria vida (Kyo).”

Segue-se, então a cerimônia do San San Kudo uma tradição milenar japonesa cujo nome significa “três-três-nove vezes”. Três taças são levadas aos noivos, uma de cada vez. Cada taça é usada três vezes: a primeira taça é usada pela noiva, depois pelo noivo, e novamente por ela, vice-versa com a segunda taça, e assim por diante. Os noivos fazem menção de beber duas vezes, e, na terceira, tomam todo o conteúdo. Na cultura japonesa, o número 3 significa boa sorte e o número 9 a aspiração à máxima boa sorte. A primeira taça simboliza gratidão, a segunda juramento, e a terceira o desejo de prosperidade.

Nesse momento, todos, ainda que possuam outras religiões, podem dirigir sua energia ao casal, determinando a felicidade permanente e indestrutível do mesmo, e que suas vidas sejam dedicadas a conduzir toda a humanidade ao caminho da felicidade.

Após, os noivos trocam as alianças em silêncio, e os convidados os parabenizam batendo palmas. Em seguida, o brinde se repete, incluindo também os pais e padrinhos.

A cerimônia se encerra com palavras de felicitação do celebrante e finalmente com a recitação do Nam-myoho-rengue-kyo três vezes.

Espero que tenham gostado e agregado um pouco de uma cultura diferente a vocês.

Segue abaixo imagens da organização de um casamento budista (meu futuro casamento, rs):
 



2 comentários: