quarta-feira, 6 de março de 2013

O Amor é o suficiente para um bom relacionamento? Minha resposta é NÃO!


Quando começa um relacionamento é, te amo prá lá, te amo prá cá. Lindo, mas insustentável. O sucesso de um relacionamento exige mais do que declarações românticas.

Mas antes de dar continuidade, eu lhe pergunto, você sabe o que é amor?
Para quem acha que não sabe vou facilitar.
O AMOR… Mas não o amor mistificado, que muitos julgam ter o poder de fazer levitar, revirar os olhos, enlouquecer e bá blá blá... Isso não é amor, isso é paixão. O amor é na verdade o que todos conhecemos, é o sentimento que temos por mãe, pai, irmão, filho. É tudo o mesmo amor, só que entre amantes existe sexo e não há laços de sangue, a sedução tem que ser ininterrupta. 
Você pode ter acabado de discordar de mim, mas se você pensar, assim como não existem três tipos de saudades, quatro de ódio, seis espécies de inveja, não existem vários tipos de amor. O amor é único, como qualquer sentimento...

Muitos pensam que um relacionamento só acontece se houver amor, por mais que o poder e o dinheiro tenham atualmente conquistado o falso titulo de virtudes, o amor ainda lidera com grande folga... Tudo o que todos querem, no fundo, é amar e serem amados.


Para os extremamente românticos, sinto-lhes informar que em um relacionamento tem que haver muito mais do que amor, e às vezes nem mesmo necessita de um amor tão intenso. É preciso que haja, antes de qualquer coisa, respeito. Agressões zero. Disposição para ouvir argumentos alheios. Alguma paciência… Amor, só, não basta.
Em um relacionamento não pode haver competição e nem comparações. Tem que ter muito jogo de cintura para acatar regras que não foram previamente combinadas, além de haver bom humor para conseguir enfrentar imprevistos, acessos de carência, infantilidades... Não tem jeito, tem que saber levar... Tem que haver confiança. Uma certa camaradagem, às vezes fingir que não viu, fazer de conta que não escutou. Amar, só, é pouco.

Tem que haver inteligência em um relacionamento, um cérebro programado para enfrentar rejeições, demissões inesperadas, contas pra pagar... Onde houver um mar de rosas, sempre vai existir um oceano de espinhos, mas quem te disse que tinha que ser sempre fácil?

Sei que não sou a melhor pessoa para falar de relacionamentos, mas sou um ótimo observador, e uma coisa que percebo obvia para casais que se unem visando à longevidade, é saber respeitar o espaço do outro. É preciso entender que união não significa, necessariamente, fusão.Tem que haver um pouco de silêncio, amigos de infância, vida própria, um tempo pra cada um. Se não sufoca...

Entenda que o amor pode ser bom e pode durar para sempre, mas que sozinho não dá conta do recado. O amor é grande, mas não é dois. É preciso convocar uma turma de sentimentos para amparar esse amor. O amor até pode nos bastar, mas ele próprio não se basta.


Se você leu até aqui concordando comigo, ou até mesmo sem concordar, eu de coração agradeço a atenção.

Desejo um bom amor aos que já têm! Um bom encontro aos que procuram! E felicidades a todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário